Clava Forte Bank, banco administrado por André Valadão, atua como correspondente bancário e escapa da autorização do Banco Central.

Recentemente, houve um questionamento sobre a atuação do Clava Forte Bank, uma fintech administrada pelo pastor e cantor gospel André Valadão, que funciona como correspondente bancário oferecendo diversos serviços bancários e atendendo especialmente aos fiéis. A empresa opera em conformidade com as normas do Sistema Financeiro Nacional, utilizando o modelo de Banking as a Service (BaaS), e não precisa de autorização do Banco Central, já que atua como correspondente bancário e utiliza a infraestrutura de instituições licenciadas.

O Banco Central é responsável por autorizar instituições que desejam atuar como banco no país, mas não é necessário ter essa autorização para atuar como correspondente bancário. As instituições financeiras autorizadas pelo BC são responsáveis pelo atendimento aos clientes e usuários do correspondente contratado.

Clava Forte Bank, administrado por André Valadão e sua esposa, Cassiane Montosa Pitelli Valadão, foi fundado em 15 de março de 2024 e começou a funcionar recentemente. A empresa foi criada para oferecer soluções financeiras adaptadas às instituições cristãs, reconhecendo suas necessidades específicas e desafios no mercado financeiro tradicional, visando ajudar o mercado cristão a ter acesso ao mercado financeiro.

O Clava Forte Bank oferece uma variedade de serviços, como abertura de contas digitais, cartões, maquininhas, financiamentos, seguros, programas de cashback e marketplace. A empresa se descreve como uma fintech dedicada a oferecer soluções financeiras seguras e inovadoras para instituições cristãs, igrejas e pastores.

Portanto, o Clava Forte Bank atua como um intermediário que oferece serviços bancários em nome de instituições licenciadas, seguindo as normas do Sistema Financeiro Nacional. Sua atuação como correspondente bancário não exige autorização do Banco Central, o que é plenamente legal e previsto na regulamentação vigente.

Sair da versão mobile