Para celebrar o início dos festejos juninos, os alunos do 9° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Antídio Vieira e da Escola Estadual Mota Trigueiros foram até o abrigo São Vicente de Paulo, nesta segunda-feira (11), e animaram a tarde dos idosos com danças, músicas e comidas típicas em mais uma edição do projeto ‘Adote um idoso’.
A ação é promovida pela Escola Superior da Magistratura (Esmal), por meio do Projeto Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), em parceria com o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler).
“É legal interagir, conversar e saber um pouco da vida deles. Estamos aqui para ajudar, fazer companhia e trazer um pouco de alegria para eles”, contou o jovem Cauã de Lima, de 14 anos, sobre a ida ao abrigo.
Durante a tarde, os alunos da Mota Trigueiros dançaram quadrilha, e todos participaram cantando e animando a festa. “Nós tentamos estreitar os laços entre os jovens e os idosos, mostrando sempre que respeito e solidariedade são muito importantes”, afirmou a servidora do PCJE Luzia Rodrigues.
Pela primeira vez no abrigo, Joyce Camile Menezes, de 14 anos, afirmou que o dia foi muito agradável. “Fiquei emocionada ao ver a situação deles aqui. É uma experiência muito diferente e legal porque podemos deixar o dia deles mais feliz apenas separando um tempo para conversar”, disse.
Morando no abrigo desde 2015, José Domingos da Silva, de 70 anos, ficou empolgado com a oportunidade de dançar forró. “Gosto muito quando as crianças passam o dia aqui. Dançar forró é comigo mesmo e hoje teve muita música e dança”, falou.
Ascom – 12/06/2018