Ciclo de palestras explora relevância da educação inclusiva nas escolas em evento voltado para profissionais da área educacional.

A semana da pessoa com deficiência em Maceió foi encerrada com um ciclo de palestras sobre educação inclusiva, realizado pela Secretaria de Educação do município (Semed). O evento, intitulado “Semana da Educação Inclusiva: aprendendo com as diferenças”, teve como objetivo sensibilizar e promover discussões em benefício dos estudantes com deficiência matriculados na rede municipal de ensino.

O encontro, que ocorreu no auditório do Senai, no bairro Poço, foi direcionado aos coordenadores pedagógicos, professores da sala de recursos, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de apoio escolar das instituições escolares do município. Ao longo da semana, também foram realizadas diversas atividades sobre esse tema nas creches e escolas municipais.

De acordo com a coordenadora de Educação Inclusiva da Semed, Pollyana Satírio, além de comemorar a Semana da Pessoa com Deficiência, o evento tinha como objetivo fazer com que as pessoas repensassem sobre esse público e compreendessem melhor seus direitos e deveres, principalmente em relação às questões do capacitismo. Ela ressaltou que a expectativa era ter um retorno positivo por parte da sociedade, já que foi uma oportunidade de apresentar esses direitos à população.

O ciclo de palestras contou com a participação de três profissionais da área. A psiquiatra Jordana Farias abordou o tema “Autismo: Mais informação, menos preconceito”; Neila Sabino falou sobre “A importância da família no desenvolvimento da pessoa com deficiência”; e a médica Silvana Lima discutiu estratégias que facilitam a inclusão escolar.

Segundo a palestrante Jordana Farias, o evento foi muito importante para disseminar orientações sobre como agir em relação às pessoas com deficiência nas escolas. Ela destacou que é fundamental que as informações cheguem de diversas formas, como por meio das redes sociais, palestras e discussões com os professores. Durante sua apresentação, Jordana abordou não apenas a história do autismo, mas também como obter suporte do Estado, buscar tratamento e oferecer apoio aos estudantes.

Para a professora da sala de recursos da creche Tobias Granja, Ana Lúcia Tavares, o ciclo de palestras foi especial, pois ela atua diretamente com crianças da Educação Infantil. Ela ressaltou que esse momento foi essencial para discutir ideias e nortear ações futuras em relação ao atendimento dessa população nas escolas. Ana Lúcia afirmou que o evento ampliou seu conhecimento sobre a educação inclusiva e contribuiu para sua atuação.

O ciclo de palestras encerrou de forma conclusiva a Semana da Pessoa com Deficiência em Maceió, proporcionando reflexões e estratégias para a educação inclusiva. As fotos do evento ilustram o encontro e mostram o engajamento dos participantes na busca de uma educação mais inclusiva e acolhedora para todos.

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