Chuvas intensas causam seis mortes em São Paulo e deixam 69 desabrigados em 22 municípios atingidos pela tempestade.



As fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo nos últimos dias deixaram um rastro de destruição e morte. Segundo um balanço divulgado pela Defesa Civil neste domingo (22/12), pelo menos seis pessoas perderam a vida em decorrência das tempestades, além de 12 feridos e 69 desabrigados/desalojados.

Os municípios mais atingidos pelas enchentes e deslizamentos foram Sorocaba, Campinas e Barretos, além de cidades da região metropolitana de São Paulo. Em Várzea Paulista, na região de Jundiaí, quatro mortes foram registradas, sendo três membros de uma mesma família que morreram em um deslizamento de terra sobre uma casa. Outra morte ocorreu em Nova Odessa, região de Campinas, onde um motociclista foi arrastado pela enxurrada para dentro de um córrego. Na capital paulista, uma pessoa também morreu após ser arrastada pela enxurrada e socorrida por populares.

Equipes da Defesa Civil do Estado e do Instituto de Pesquisas Ambientais auxiliaram nos trabalhos de resgate e vistoria técnica nas áreas atingidas pelos deslizamentos de terra em Várzea Paulista. O volume acumulado de chuvas nas últimas 48 horas foi alto, com destaque para São Paulo com 172mm, seguida por outras cidades como Várzea Paulista, Sorocaba, Jundiaí, entre outras.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) segue monitorando as chuvas e alertando a população, tendo emitido oito boletins meteorológicos e 69 alertas desde a última sexta-feira. Além disso, as chuvas provocaram um apagão em São Paulo, com cortes no fornecimento de energia elétrica em várias cidades atendidas pela Enel, impactando diretamente 16.435 imóveis na capital paulista e áreas da região metropolitana.

As autoridades seguem em alerta e trabalhando no socorro às vítimas e na mitigação dos danos causados pelas chuvas intensas que assolaram o estado nos últimos dias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo