O município mais atingido até o momento é Rio do Sul, onde o Rio Itajaí-Açu alcançou o nível de 9,06 metros, levando a prefeitura a decretar situação de emergência. Em apenas 48 horas, choveu 217 milímetros na região, mais da metade do esperado para todo o mês. Como resultado, cinco abrigos foram abertos para atender os desalojados, somando 467 desabrigados na cidade.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram cenas angustiantes de uma mulher sendo levada pela correnteza em Rio do Sul, que foi posteriormente resgatada pelos bombeiros. Outras regiões do estado, como o Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis também registraram chuvas intensas.
O governador Jorgino Mello determinou a ativação do Centro Integrado de Operações da Defesa Civil para monitorar o nível dos rios em todo o estado. Segundo um relatório da Defesa Civil, até o momento foram contabilizados 614 desabrigados em diferentes municípios, com a possibilidade desse número aumentar nos próximos dias.
Apesar da situação mais favorável devido à diminuição da intensidade das chuvas neste domingo, a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos de terra e mantém a vigilância sobre os rios que ainda estão em elevação. Em Rio do Sul, transbordamentos de rios e ribeirões foram registrados, com bombeiros realizando resgates de pessoas ilhadas.
Além disso, o cenário de enchentes impactou até mesmo rodovias catarinenses, com três delas bloqueadas devido a quedas de barreiras e alagamentos. A previsão é que a situação comece a melhorar a partir desta segunda-feira, com a volta do sol e calor, mas uma nova frente fria é esperada para sexta-feira, o que pode trazer mais chuvas para a região.