Em estados como Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Pará, Pernambuco, Ceará, Piauí e Tocantins, as chuvas podem atingir entre 30 e 60 mm/h, acompanhadas de ventos intensos de 60 a 100 km/h. Isso aumenta o risco de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Além disso, há um alerta amarelo para chuvas entre 20 e 30 mm/h e ventos de 40 a 60 km/h em regiões como São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Paraíba e Mato Grosso do Sul.
A atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é apontada como um dos principais motivos para o aumento da chuva nestes estados. O sistema deve permanecer ativo até pelo menos quinta-feira. No Sudeste, a chuva tende a atingir principalmente Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Além da ZCAS, a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também contribui para a propagação da chuva ao longo da costa norte da Região Nordeste.
Por outro lado, as chances de precipitação no Sul do país são mais escassas. É importante estar atento aos alertas e recomendações das autoridades locais para garantir a segurança e prevenir possíveis danos causados pelas chuvas intensas previstas para esta quarta-feira.