A região do Jardim Pantanal, próxima ao Rio Tietê, continuava debaixo d’água no sábado, após as fortes chuvas que caíram na sexta-feira (31/1). Além disso, a Marginal Tietê, na zona norte da cidade, também apresentava pontos de alagamento, impossibilitando o tráfego de veículos na região. Moradores locais enviaram vídeos mostrando suas casas inundadas e relataram a presença de animais como cobras e ratos nas ruas.
O prefeito Nunes ressaltou a gravidade da situação e anunciou medidas tomadas pela Prefeitura de São Paulo em relação ao ocorrido. A administração municipal autuou responsáveis por aterramento clandestino às margens do Rio Tietê no Jardim Pantanal, área de 2.500 metros quadrados, com uma multa que pode chegar a R$ 12,5 milhões. Dois invasores do terreno foram encaminhados à delegacia e a Prefeitura iniciará a desmontagem do aterro e do muro na próxima segunda-feira (3/2) para permitir o escoamento da água e recuperar a região afetada.
Diante da situação alarmante no Jardim Pantanal, a população espera medidas efetivas por parte das autoridades para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores afetados. A atuação da Prefeitura e dos órgãos competentes será fundamental para a recuperação da região e a prevenção de futuros problemas relacionados às fortes chuvas na cidade de São Paulo.