CHUVAS – Chuvas e Ventos Fortes: Alagoas em Estado de Atenção Até Terça-feira



A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) decidiu estender o Estado de Atenção em Alagoas até às 23h59 desta terça-feira (17). A prorrogação ocorre em resposta à continuidade das chuvas moderadas e ventos fortes que vem afetando diversas regiões, incluindo o Litoral, Grande Maceió, Baixo São Francisco, Zona da Mata e partes do Agreste.

O Litoral teve um destaque expressivo no volume de chuvas em junho, totalizando 210,1 mm, o que representa 83% da média histórica. Outras regiões também registraram índices significativos, como a Zona da Mata com 169,0 mm e o Baixo São Francisco com 162,1 mm. No entanto, o Sertão e o Sertão do São Francisco apresentaram volumes bem abaixo da média, com 64,5% e 58,6%, respectivamente.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) relatou que modelos meteorológicos e imagens de satélite mostram formação de instabilidades próximas ao litoral, o que potencializa o risco de novas pancadas de chuva e ventos isolados. A previsão para as próximas 48 horas é de chuvas de intensidade moderada, que podem provocar alagamentos em áreas urbanas com sistemas de drenagem ineficazes.

Além dos alagamentos, há preocupações com possíveis danos causados pelos ventos, como destelhamentos e a queda de árvores. Apesar das condições adversas, até o momento não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado.

A Semarh permanece em monitoramento contínuo e pode emitir novos alertas meteorológicos se necessário. A população é incentivada a acompanhar atualizações pelo site oficial da Semarh. O alerta meteorológico atual foi emitido no domingo (16) e poderá ser ajustado de acordo com as mudanças climáticas observadas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo