Chuva intensa causa estragos em estação de metrô em São Paulo; Prefeito ressalta desafios enfrentados pela cidade.

Na última semana, a cidade de São Paulo foi atingida por fortes chuvas que resultaram em um volume de 125,4 mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse número representa o terceiro maior registro de chuva na história da cidade desde 1961. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) se pronunciou sobre os danos causados pela intensidade das chuvas, especialmente na estação Jardim São Paulo, que foi uma das mais impactadas.

Em entrevista, o prefeito afirmou que diante de um volume de água tão grande, era impossível evitar os problemas. Ele destacou a incapacidade de conter tamanha quantidade de água em um curto período de tempo, principalmente na região, que é um vale. Ricardo Nunes ainda ressaltou que o ocorrido reflete um padrão das mudanças climáticas, com chuvas intensas ocorrendo em curtos períodos.

Além dos danos na estação Jardim São Paulo, vídeos divulgados mostram os trilhos do metrô submersos, catracas cobertas de lama e refeitórios danificados. Cerca de 200 trabalhadores foram mobilizados para realizar drenagem, limpeza e reparos na região afetada. O Metrô informou que a estrutura de um muro de acesso foi reforçada após não suportar a força da água.

Apesar dos desafios enfrentados, o prefeito reconheceu a resposta rápida da cidade diante da situação, destacando a resiliência demonstrada. Ele afirmou que os investimentos em drenagem, canalização de córregos e contenção de encostas têm surtido efeito. Além disso, Nunes mencionou que há obras em andamento, como a construção de oito piscinões e a licitação de um novo no Rio Verde, em Itaquera, como parte das ações para lidar com os impactos das mudanças climáticas.

Esses eventos extremos reforçam a importância de medidas preventivas e de adaptação diante das mudanças climáticas, que têm trazido desafios cada vez maiores para as cidades. A atuação rápida e eficiente das autoridades e equipes envolvidas demonstra a importância de investir em infraestrutura e planejamento para enfrentar situações adversas como essa.

Sair da versão mobile