Chuva intensa atinge São Paulo e regiões do Sudeste e Centro-Oeste neste fim de semana, alerta Inmet e Marinha.



Neste fim de semana, uma sequência de frentes frias causou chuva forte em diversas regiões do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, mantendo o estado de atenção em São Paulo para potenciais alagamentos. A previsão é de instabilidade persistente ao longo da segunda quinzena deste mês, o que pode afetar diversas localidades.

Em São Paulo, a cidade inteira entrou em alerta para alagamentos por volta das 19h30, mesmo sem registros de pontos de alagamento até aquele momento. Entretanto, fortes ventos foram sentidos no centro da cidade e em bairros como Pinheiros e Vila Mariana. A previsão é de chuvas para o feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, atingindo também Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e o norte do Mato Grosso.

Há seis meses, essas regiões sofriam com clima seco e quente, então a mudança para chuvas intensas traz consigo riscos de alagamentos, queda de árvores, cortes de energia e danos em plantações. O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de perigo para tempestades com possibilidade de até 100 mm de chuva por dia, podendo ocorrer também queda de granizo.

Outra informação importante é de que a Marinha prevê ventos de até 60 km/h no litoral que vai de Ilhabela, em São Paulo, até Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. A Climatempo destaca que as mudanças na circulação de ventos permitem a formação de nuvens de chuva e frente fria que já provocaram chuvas fortes em Minas Gerais.

A população deve se manter informada e tomar os devidos cuidados diante das condições climáticas previstas para os próximos dias. É fundamental seguir as orientações dos órgãos competentes e se preparar para possíveis impactos causados pelas chuvas intensas. Portanto, a prevenção é a chave para evitar danos e prejuízos durante o período de instabilidade climática.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo