A proposta é transformar a Bolívia em um corredor entre o porto de Santos, no Brasil, e um porto peruano, possibilitando uma conexão mais eficiente entre os dois oceanos. Essa iniciativa visa fortalecer a integração regional e impulsionar o comércio entre os países envolvidos.
Além disso, a Bolívia foi aceita como integrante pleno do Mercosul, ampliando a representatividade do bloco, que agora abrange 73% do território da América do Sul e representa cerca de 65% da população e 70% do PIB da região. A inclusão boliviana fortalece a cooperação entre os países membros e promove o desenvolvimento econômico e social da região.
O presidente Arce também destacou o apoio financeiro oferecido pela China para a construção de um trem bioceânico durante uma reunião bilateral no âmbito da Cúpula de Líderes do G20. A China demonstrou interesse em participar do projeto da ferrovia e está disposta a colaborar com o Brasil e o Peru para alcançar um consenso.
Essa parceria entre Brasil, China, Peru e Bolívia demonstra o potencial de integração e cooperação na América do Sul, criando oportunidades para o desenvolvimento econômico e fortalecendo os laços entre os países da região. O corredor bioceânico tem o potencial de abrir novos caminhos para o comércio e a conectividade regional, impulsionando o crescimento e a prosperidade de todos os envolvidos.