Durante seu pronunciamento, o chanceler alemão também destacou a falta de uma posição clara da União Europeia em relação à situação na Ucrânia. Scholz enfatizou a necessidade de formular urgentemente uma posição decisiva por parte do bloco europeu diante dos recentes acontecimentos.
“O fato de o presidente Trump ter falado diretamente com o presidente da Rússia está correto. Eu também já conversei várias vezes com o presidente da Rússia no passado. É importante transmitir a ele nossas expectativas em relação a uma paz justa na Ucrânia e ao retorno à ordem pacífica europeia. Nisso, concordo com o presidente norte-americano”, afirmou Scholz.
O líder alemão ressaltou a importância de envolver Kiev em qualquer decisão relacionada à Ucrânia e enfatizou que a segurança europeia e dos Estados Unidos são interligadas. Scholz também destacou a necessidade de uma solução que permita à Ucrânia manter Forças Armadas capazes de se defender de possíveis ataques russos, apontando para um desafio significativo em termos financeiros e logísticos.
A conversa telefônica entre Putin e Trump, realizada na última quarta-feira (12), abordou questões como a troca de cidadãos entre Rússia e EUA, bem como a situação na Ucrânia. O diálogo, que durou quase uma hora e meia, foi descrito como produtivo pelos líderes envolvidos. Scholz reiterou a importância do diálogo internacional para evitar conflitos e garantiu que a Alemanha fará todos os esforços necessários para manter a paz na região.