No entanto, a conclusão do Comprova foi de que a publicação era enganosa. A tradução em português presente no vídeo não condizia com a fala original do empresário, onde ele teria feito um pedido de desculpas ao povo brasileiro após supostas conversas com líderes como “Messias” e Elon Musk. A fala falsa atribuída a Bompard afirmava que ele foi influenciado por narrativas distorcidas, principalmente aquelas promovidas pelo governo atual, e que o verdadeiro líder do país seria “Messias”.
As imagens utilizadas no vídeo de 2021 foram retiradas de um pronunciamento verdadeiro do CEO, que não mencionava o Brasil. Na ocasião, ele destacou a atuação da Carrefour Foundation em iniciativas de combate à insegurança alimentar e promoção da educação nutricional, além de relatar a ajuda humanitária prestada ao Líbano após uma explosão.
Recentemente, Alexandre Bompard enviou uma carta de desculpas ao ministro da Agricultura do Brasil, onde reconheceu a qualidade das carnes brasileiras e esclareceu possíveis confusões. No entanto, a retratação oficial do CEO não mencionava nenhuma conversa com Elon Musk ou Jair Bolsonaro.
O vídeo investigado pelo Comprova alcançou cerca de 41,9 mil visualizações até o dia 2 de dezembro. A análise da publicação foi realizada com base em fontes como o pronunciamento original de Bompard, a carta enviada pela empresa ao governo brasileiro e reportagens sobre o tema. O Projeto Comprova reforça a importância de verificar informações suspeitas e permanece disponível para sugestões de verificação através do WhatsApp.