As inscrições são realizadas presencialmente e podem ser feitas na sede da instituição, situada na Rua do Sol, no Centro de Maceió. As vagas estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e as aulas têm início programado para o dia 31 deste mês. Este é um momento valioso para jovens e adultos que buscam uma segunda chance na educação e, por conseguinte, melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Para efetivar a matrícula, os interessados devem apresentar alguns documentos essenciais. São exigidas cópias do RG, CPF, registro de nascimento, comprovante de residência, Número de Identificação Social (NIS), duas fotos 3×4 e um comprovante de escolaridade, que pode ser um histórico ou uma declaração atualizada da última instituição que frequentaram. A documentação necessária visa assegurar que todos os alunos tenham acesso ao material e às facilidades que a escola dispõe.
De acordo com a gestora do Ceja, Alane Barbosa, são oferecidas um total de 610 vagas. A distribuição é diversificada: há 100 vagas para o curso Modular e 150 vagas para o Fundamental, que abrange o 6º ao 9º ano, durante o período da manhã. À tarde, estão disponíveis 150 vagas para o Modular e 60 para o Fundamental (8º e 9º anos). Por fim, à noite, o Ceja oferece 150 vagas para o Médio/Modular, atendendo assim a uma ampla gama de necessidades e horários dos alunos.
Esse projeto educacional é fundamental para a inclusão social, possibilitando que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania e da dignidade humana. A fala da gestora ressalta a importância deste trabalho, que visa não apenas a alfabetização, mas também a formação integral dos cidadãos que frequentam as aulas.