CBF esclarece nova regra sobre punição a jogadores que subirem na bola durante partida de futebol em nota polêmica da entidade.



A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou uma nota oficial no último domingo para esclarecer a polêmica em torno da nova regra que penaliza os jogadores que sobem na bola durante as partidas de futebol. Segundo a entidade, a orientação para combater esse tipo de artifício partiu da Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano.

A decisão causou um grande debate, especialmente entre jogadores, ex-atletas e personalidades ligadas ao mundo do futebol. Muitos consideraram a medida exagerada e se mostraram contrários a essa forma de punição.

“A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na última sexta-feira seguindo recomendação da Conmebol, orientando os árbitros a punir com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola durante partidas sob a organização da entidade continental”, destacou um trecho da nota divulgada pela CBF.

Além disso, a nota informou que a Conmebol instruiu os árbitros internacionais e assessores atuantes nas competições continentais a aplicarem a nova regra como parte das medidas técnicas e disciplinares. Dessa forma, qualquer jogador que cometa essa infração resultará em um tiro livre indireto para a equipe adversária, além de receber um cartão amarelo como advertência.

Segundo a CBF, no último domingo, durante uma partida do Sul-Americano Sub-17, um jogador brasileiro e um boliviano foram punidos com cartão amarelo em momentos distintos da mesma partida por subirem na bola, de acordo com o novo regulamento.

A decisão tomada pela CBF de seguir a recomendação da Conmebol promete continuar gerando discussões e reflexões dentro do cenário futebolístico, com diferentes opiniões e posicionamentos sobre a eficácia e a justiça dessa nova regra. A prática de subir na bola durante uma partida de futebol, que já foi usada por muitos jogadores como estratégia, agora será observada com maior rigor e punição pelas autoridades do futebol sul-americano.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo