Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam em dez capitais brasileiras e seis estados, alerta boletim da Fiocruz.



A Síndrome Respiratória Aguda Grave tem sido um assunto preocupante no Brasil, com um aumento significativo de casos em diversas capitais e estados do país. De acordo com o boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (12), os números apontam para um cenário alarmante no período de primeiro a sete de dezembro.

Entre os dados mais preocupantes destacados no boletim, está o aumento de casos associados à covid-19 no estado do Ceará, com um foco especial nos idosos. Além disso, houve um crescimento das hospitalizações por rinovírus entre crianças e adolescentes de até 14 anos em três estados e no Distrito Federal.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Infogripe, fez questão de detalhar essas informações e ressaltar a importância de medidas preventivas. Ela alertou para a possibilidade de propagação do vírus da covid-19 para outras regiões e reforçou a necessidade de que as pessoas estejam em dia com a vacinação, especialmente aqueles que fazem parte do grupo de risco.

Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, é essencial sair de casa usando uma máscara de qualidade e, diante de uma piora dos sintomas, procurar imediatamente a orientação de um médico. Nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos apontou uma maior incidência de rinovírus, seguido pela covid-19, influenza A, influenza B e vírus sincicial respiratório.

A preocupação com a saúde pública se faz presente em um contexto em que a população precisa estar atenta e adotar medidas preventivas para conter o avanço dessas doenças respiratórias. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para o controle e prevenção desses quadros preocupantes que têm afetado a saúde dos brasileiros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo