Durante o período de janeiro de 2023 a maio de 2024, o cadastro de eleitores do município recebeu 1.185 alistamentos e 2.320 transferências de eleitores, de acordo com informações do sistema da Justiça Eleitoral. Segundo o juiz da 37ª Zona Eleitoral, Kleber Borba Rocha, o cartório eleitoral atuou de maneira incisiva para evitar possíveis fraudes nas transferências de eleitores.
“Realizamos uma análise minuciosa das documentações apresentadas, inclusive verificando a autenticidade dos comprovantes de residência através de consultas a sites de empresas locais, como Equatorial e BRK. Além disso, foram realizadas diligências em endereços de eleitores por amostragem, a fim de assegurar a veracidade das informações”, afirmou o magistrado.
Para garantir a transparência do processo, o cartório eleitoral publicou editais com os nomes dos eleitores que tiveram seus pedidos de transferência deferidos, para possibilitar eventuais impugnações por parte dos partidos políticos. Com essas ações, a expectativa é de que o processo eleitoral no município transcorra de forma segura e dentro da legalidade, permitindo que a população exerça seu direito ao voto de maneira justa e democrática.