André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz, destaca a importância desse lançamento, ressaltando que muitos jovens no Brasil enfrentam desafios decorrentes de desigualdades e violências, o que impacta diretamente em sua saúde. A cartilha surge como uma ferramenta simplificada de acesso ao conhecimento, que não só é útil para os jovens, mas também auxilia os profissionais de saúde a se conectarem com essa parcela da população através de uma linguagem mais acessível.
O material de 28 páginas, fruto de pesquisas e rodas de conversa com jovens, especialistas e gestores da saúde em cidades como Salvador e Cachoeiras, na Bahia, detalha os diversos serviços oferecidos pelo SUS, desde a atenção primária até a alta complexidade. Além disso, a cartilha aborda temas como saúde preventiva, questões relacionadas à saúde mental, obesidade, desinformação e fake news na área da saúde, bem como políticas voltadas para a juventude e direitos garantidos por lei.
Batizada de “Jovens na Trilha do SUS”, a cartilha está disponível para acesso no site da Fiocruz e se apresenta em um formato modular, para que o leitor encontre informações completas em qualquer página que abrir. Com isso, a expectativa é que mais jovens se sintam encorajados a buscar cuidados de saúde e conhecer melhor seus direitos no âmbito da saúde pública.