Segundo informações da Prefeitura de São Vicente, a Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada para verificar as condições do carro anfíbio na Praia do Gonzaguinha, próximo ao Píer dos Apaixonados, após uma solicitação do Centro de Controle Operacional (CCO). O objetivo da inspeção era principalmente garantir que o veículo não representasse riscos ambientais, como vazamentos de óleo.
No entanto, durante a abordagem dos guardas civis ao mecânico e proprietário do veículo, foi constatado que o carro anfíbio foi construído de forma artesanal, sem a devida documentação exigida para navegação. Diante disso, a Capitania dos Portos do Estado, ligada à Marinha do Brasil, foi acionada para realizar uma vistoria e, posteriormente, apreender o veículo.
Vale ressaltar que a prefeitura de São Vicente mantém um convênio com a Capitania dos Portos, o que permite que a Inspetoria Ambiental da GCM monitore o tráfego aquaviário na região. Os agentes estão incumbidos de detectar possíveis irregularidades e notificar os infratores, como no caso do carro anfíbio de Caio.
O Metrópoles tentou entrar em contato com o mecânico para obter mais informações sobre o veículo, porém, não obteve sucesso até o fechamento desta reportagem. O espaço continua aberto para manifestações e esclarecimentos sobre o ocorrido.