Carga de 27 toneladas de tabaco sem nota fiscal é apreendida em Alagoas por denúncia; multa pode atingir R$ 100 mil.



Na última quinta-feira (3), uma operação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de uma carga de 27 toneladas de tabaco in natura no município de São Sebastião, interior de Alagoas. A ação foi desencadeada após uma denúncia e pode gerar uma multa e tributos que podem chegar a cerca de R$ 100 mil.

Segundo informações obtidas no local, os agentes da PRF abordaram um caminhão com semirreboque por volta das 20h. Ao ser questionado, o condutor afirmou que estava transportando a carga de fumo, mas não apresentou nenhum documento fiscal que comprovasse a legalidade da movimentação do produto.

Após insistência dos policiais, o passageiro apresentou uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) com data de 18 de outubro de 2024, referente ao produto identificado como Tabaco Burley Cru Safra 24/25, porém, essa nota foi considerada inválida.

Diante das irregularidades, a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz/AL) foi acionada e enviou auditores ao local para realizar a devida verificação da carga e dos documentos apresentados. Posteriormente, tanto a carga quanto o veículo foram apreendidos e encaminhados para a sede da Sefaz em Alagoas.

Esse tipo de operação tem sido cada vez mais comum no combate a crimes fiscais e de contrabando em todo o país. É importante destacar a importância do trabalho integrado entre os órgãos fiscalizadores para coibir esse tipo de prática ilegal, que prejudica não apenas a economia, mas também o próprio Estado.

A PRF continua atuando de forma ativa para manter a ordem e garantir a segurança das vias, coibindo ações criminosas como essa apreensão de tabaco sem nota fiscal, que pode representar um prejuízo significativo para os cofres públicos. Medidas como essa são essenciais para a construção de um ambiente de negócios mais transparente e justo para todos os envolvidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo