CARDÁPIO ESCOLAR – Estudantes participam de teste de aceitabilidade com carne suína

Na manhã desta terça-feira (20), aproximadamente 150 estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Olavo Bilac, localizada no bairro Feitosa, participaram do teste de aceitabilidade com carne suína. A proposta é inserir a receita de lombo ao molho de legumes, acompanhado de arroz e cebolinha, no cardápio da alimentação escolar, e para isso, o prato precisa alcançar 85% de aprovação entre os estudantes.

Durante o teste, as crianças experimentaram o preparo de forma lúdica, participando como uma forma de jogo para determinar se o sabor do alimento estava agradável para ele. As crianças provaram a receita e avaliaram por meio de fichas com carinhas da escala hedônica que vão do “Odiei” até o “Adorei”.

Thalisson Estevam, 8 anos, conta que gostou do prato e comeria novamente. “Muito gostoso! Queria comer de novo. Vou gostar muito se tiver na merenda da escola”, contou o estudante.

A carne suína é mais uma proposta para complementar as proteínas que compõem o cardápio escolar, e sendo uma carne mais magra, rica em ferro e vitamina do complexo B, vai trazer uma variedade proteica para a alimentação dos alunos.

“Trazer os estudantes para esse momento é importante para eles entenderem que não é só o setor de nutrição que define os alimentos que vão compor o cardápio. Eles participam desse contexto de decisão, das preparações e também opinam sobre o que eles gostam ou não”, finalizou a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Suely Mota.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo