Segundo informações do Departamento de Justiça dos EUA, a aeronave Dassault Falcon 2000EX, que pertence à PDVSA, foi apreendida por suspeitas de violações das leis de controle de exportação e sanções dos EUA. O comunicado oficial da Venezuela denunciou o ato como um crime cometido por ordem do secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que teria agido movido pelo ódio em relação à Venezuela.
Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que aviões venezuelanos são apreendidos por supostas violações de sanções. Em setembro do ano passado, a aeronave do presidente Nicolás Maduro também foi confiscada na República Dominicana e levada para a Flórida pelos EUA. Na ocasião, o governo venezuelano classificou a ação como um ato de pirataria, acusando os EUA de pressionarem a República Dominicana para se tornar cúmplice de seus supostos crimes.
Esses episódios escancaram as tensões entre os Estados Unidos e a Venezuela, que vêm se intensificando nos últimos anos. A postura agressiva dos EUA em relação à Venezuela tem gerado repúdio por parte do governo venezuelano, que acusa os norte-americanos de interferir em assuntos internos e promover ações ilegais contra o país sul-americano.
Diante desses acontecimentos, a comunidade internacional acompanha de perto a escalada de tensão entre os dois países, aguardando os desdobramentos e possíveis repercussões dessas medidas controversas.