O curso ofereceu um currículo abrangente, com aulas focadas em assessoria parlamentar, legislação e orçamento para a segurança pública. Além disso, houve disciplinas complementares que abordaram geopolítica, relações internacionais entre diferentes polícias e interface com os tribunais superiores, entre outros tópicos relevantes. Essas matérias foram minunciosamente selecionadas para proporcionar uma formação completa e direcionada aos desafios específicos das instituições policiais no cenário legislativo.
O coordenador do curso, major William Miller, da Polícia Militar de Goiás, ressaltou a importância dos conhecimentos adquiridos pelos militares ao longo da formação. Ele destacou que a expectativa é de que esses conhecimentos sejam disseminados nas corporações policiais de todos os estados, fortalecendo a integração e a representação institucional na capital do país. “Com o encerramento desta turma, esperamos que todos os conhecimentos sejam distribuídos pelas polícias do Brasil, concretizando a integração e a representação institucional das corporações na capital da República, fortalecendo o trabalho em prol das instituições e de seus efetivos”, afirmou o major.
O capitão Augusto enfatizou a importância de temas como defesa institucional e captação de recursos, sublinhando que as instruções foram traçadas para trazer benefícios às diferentes instituições militares, considerando suas especificidades. Por sua vez, o capitão Igor acrescentou que o curso é vital para o fortalecimento da instituição no cenário nacional, capacitando profissionais para atuarem tanto no legislativo quanto no judiciário federal.
Este curso foi promovido pela Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara dos Deputados, em parceria com o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais (CNCG). Realizado entre os dias 5 e 16 de agosto, o evento ocorreu nas dependências do Congresso Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e do Tribunal de Contas da União.
O Curso Nacional de Assessoria Parlamentar tem como principal objetivo orientar e qualificar policiais militares de todo o Brasil para sua atuação perante o Poder Legislativo Federal. Ele busca capacitar esses profissionais para a identificação, acompanhamento e atuação no processo legislativo, sempre com o propósito de representar os legítimos interesses institucionais de suas corporações de origem. Este tipo de formação é essencial para assegurar que os policiais estejam preparados para enfrentar os desafios do cenário político e jurídico, contribuindo, assim, para a melhoria da segurança pública no país.