Um dos pontos emblemáticos destacados pelo estudo é a demanda significativa por educação em Alexânia, o que certamente será um tema importante a ser abordado pela nova gestão municipal. A pesquisa também apontou que 65% das crianças com até cinco anos não estão matriculadas em escolas, o que evidencia a falta de educação infantil nessa faixa etária na cidade.
Além disso, foi identificado que 41,8% das pessoas com 25 anos ou mais possuem ensino fundamental incompleto, sendo esse o nível de escolaridade mais comum na região. Em segundo lugar, 25% dos habitantes possuem ensino médio completo. O município conta com um total de quatro escolas de ensino médio e 25 de ensino fundamental, com 1.137 matrículas no ensino médio e 3.872 no ensino fundamental.
No campo da saúde, um dos desafios enfrentados por Alexânia é o alto índice de mortalidade infantil, com 17 mortes a cada mil nascidos vivos. Essa estatística coloca o município entre as 70 cidades goianas com maior índice de mortalidade infantil, de um total de 246.
No contexto das eleições municipais, oito candidatos estão concorrendo à prefeitura de Alexânia, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cada candidato possui seu respectivo vice e número de urna, e o cenário político na cidade promete ser acirrado até o dia das eleições, em 6 de outubro. A população de Alexânia terá a oportunidade de escolher entre os candidatos e, assim, definir os rumos que o município tomará nos próximos anos.