Candidatos à prefeitura das capitais ignoram valorização dos professores em seus planos de governo, aponta pesquisa do Instituto Península.

Um levantamento inédito realizado pelo Instituto Península revelou dados preocupantes sobre o cenário político relacionado à valorização dos professores no Brasil. De acordo com a pesquisa, 30% dos candidatos que lideram as pesquisas eleitorais nas 26 capitais do país não incluem em seus planos de governo medidas voltadas para a valorização e desenvolvimento desses profissionais essenciais para a qualidade da educação.

Além disso, o estudo apontou que 26% dos candidatos sequer mencionam os professores e políticas públicas relacionadas aos educadores em seus discursos e propostas. Esses dados são alarmantes, principalmente considerando que, segundo o Instituto Península, 80% das matrículas na Educação Básica em 2023 foram realizadas em escolas da rede pública, sendo que quase metade delas são atendidas pelas redes municipais.

Entre as poucas políticas sugeridas nos planos de governo dos candidatos para a valorização dos professores estão a realização de mais concursos públicos, a oferta de salários iniciais mais atraentes e a implementação de programas de formação continuada. No entanto, a diretora-executiva do Instituto Península, Heloisa Morel, ressalta que apenas 26% dos brasileiros acreditam que os professores são bem valorizados no país, o que evidencia a necessidade urgente de priorizar a valorização dessa carreira para garantir uma Educação de qualidade para todos.

Diante desse cenário preocupante, é essencial que os candidatos e gestores públicos se comprometam efetivamente com propostas e políticas que incluam a valorização e o desenvolvimento dos professores como pilar fundamental para a melhoria do sistema educacional brasileiro. A sociedade civil também deve se envolver e cobrar medidas concretas nesse sentido, visando garantir uma educação de qualidade e o respeito aos profissionais que atuam na linha de frente desse setor tão importante.

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