“Medellín, conhecida como a capital mundial do tráfico e a cidade mais violenta do continente, teve seu destino transformado graças à iniciativa do prefeito, algo muito diferente do que ocorre aqui no Rio”, destaca Ramagem no vídeo. O candidato defende que a prefeitura deve ter um papel de destaque na questão da segurança, buscando assumir o protagonismo nesse tema.
Em contrapartida, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) tem destacado os feitos de sua gestão na área de segurança, mas também tem atribuído parte da responsabilidade ao estado, que controla as polícias e a política de segurança pública. Paes vem se esforçando para associar Ramagem ao governador Cláudio Castro (PL), que possui baixa aprovação na capital, insinuando que o candidato da oposição faz parte de um grupo político que não soluciona os problemas de segurança no âmbito estadual.
No novo vídeo publicitário, Ramagem enfatiza que a violência é um problema que diz respeito a todos e aponta a Avenida Brasil como um símbolo da insegurança que assola a cidade, prejudicando a economia local. A propaganda se encerra com um pedido de voto do ex-presidente Jair Bolsonaro, padrinho político de Ramagem, que salienta a importância de eleger um candidato comprometido com a segurança da cidade.
Medellín já foi referência para o Rio no passado, durante o governo de Sérgio Cabral (MDB), que se inspirou na cidade colombiana para implementar as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e projetos como o Teleférico do Alemão. A menção a Medellín ressalta a relevância do debate sobre segurança pública na atual eleição carioca.