No próximo domingo, 17, acontecerá uma campanha educativa na orla da Ponta Verde em Maceió com o objetivo de instruir a população sobre a importância da prevenção das doenças reumáticas. A presidente da Sociedade Alagoana de Reumatologia, Aparecida Madeiro, ressaltou a importância de intervenções precoces para reduzir os casos, sintomas e a progressão dessas patologias. Segundo ela, quanto mais cedo for feito o diagnóstico e o tratamento, melhor será a qualidade de vida e maior será o impacto positivo na rede de saúde.
A mobilização ocorreu em todo o país, liderada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia com o apoio das regionais. Durante o evento, foram esclarecidas dúvidas em relação às doenças mais comuns, como Artrite Reumatoide, Osteoartrite, Espondiloartrites, Artrite Psoriásica, Lombalgia, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Fibromialgia, Osteoporose, Gota, Febre Reumática, Esclerose Sistêmica, Miosites e Síndrome de Sjögren Vasculites.
A osteoartrite ou artrose é a doença reumática mais prevalente no Brasil, representando cerca de 30% a 40% das consultas em ambulatórios de reumatologia. Já a artrite reumatoide, doença inflamatória, crônica e progressiva, afeta cerca de dois milhões de pessoas no país. Ela tem maior incidência em mulheres entre 30 e 55 anos, mas também pode afetar pessoas de todas as idades, inclusive crianças. Os principais sintomas são dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à deformidade nos pés e mãos, desgaste nas cartilagens e nos ossos e até mesmo incapacidade física se não for identificada precocemente e tratada de forma adequada.
A dor nas costas, também chamada de lombalgia, é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, perdendo apenas para o resfriado comum. Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em algum momento de suas vidas.
Durante o evento em Maceió, foram distribuídas cartilhas informativas, realizada atividade física, uma caminhada e vários especialistas estiveram presentes para orientar a população. Médicos de todas as sociedades regionais de reumatologia estavam mobilizados, levando informações atualizadas sobre as doenças reumáticas, que podem ser sintomas de artrite e artrose, e jamais devem ser negligenciadas.
A campanha ocorreu na orla da Pajuçara e da Ponta Verde, com concentração para a caminhada na Praça 7 Coqueiros, seguindo até o Marco dos Corais. Os reumatologistas estavam à disposição para orientações, bastando comparecer ao local. A ação teve o intuito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças reumáticas, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes.