Campanha de vacinação contra a Poliomielite em Alagoas alcança marca de 14.617 crianças imunizadas, alerta sobre a importância da prevenção.



A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2024 foi encerrada na última sexta-feira, 14 de junho, em Alagoas. Durante os 21 dias de duração da campanha, foram vacinadas 14.617 crianças com idades entre 1 e menores de 5 anos, o que equivale a 7,76% do público-alvo de 188.313 crianças no estado. A partir de agora, as crianças que não foram vacinadas seguirão o esquema do Calendário Nacional de Vacinação, conforme orientações do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O esquema do Calendário Nacional de Vacinação contra a Poliomielite consiste na aplicação de três doses do imunizante VIP Injetável aos 2, 4 e 6 meses de vida da criança. Em seguida, os pais devem levar os filhos aos postos de vacinação municipais para receber dois reforços, aos 15 meses e 4 anos de idade, com o imunizante VOP Oral.

Segundo a enfermeira Rafaela Siqueira, assessora do PNI em Alagoas, a campanha teve como objetivo conter o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil. Em 2023, a Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas classificou o Brasil como um país com alto risco de reintrodução do poliovírus selvagem.

A poliomielite é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus selvagem que pode afetar tanto adultos quanto crianças. As vacinas VIP Injetável e VOP Oral são as principais formas de prevenção. É fundamental que os pais fiquem atentos à caderneta de vacinação de seus filhos, pois a poliomielite é uma doença grave que pode levar à morte e causar paralisia, pé torto, dores nas articulações e afetar múltiplos músculos, prejudicando a fala e a deglutição.

Desde 1990, o Brasil não registra casos de poliomielite em seu território, sendo certificado como uma área livre da doença em 1994 pela Organização Pan-Americana da Saúde. A vacinação é essencial para manter essa conquista e proteger a saúde das crianças brasileiras.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo