Campanha da Sesau alerta para impacto dos acidentes de motocicleta na rede hospitalar de Alagoas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) lançou uma campanha publicitária para chamar a atenção da sociedade sobre o impacto dos acidentes com motocicletas na Rede Hospitalar Pública de Alagoas. O objetivo é conscientizar os motociclistas e a população em geral sobre a importância da prudência e do respeito às leis de trânsito para evitar tragédias e desafogar os leitos hospitalares.

Em 2023, os hospitais mantidos e gerenciados pelo Governo do Estado atenderam 13.899 pessoas feridas em acidentes com motos. Esses acidentes poderiam ser evitados se as normas de trânsito fossem respeitadas, resultando em uma redução na ocupação dos leitos e possibilitando o atendimento a pacientes com outras enfermidades.

A campanha, intitulada “Quem acelera demais a sua moto, chega onde ninguém quer”, destaca a gravidade da situação, revelando que 7.800 dos acidentados foram assistidos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, e 2.015 no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O cirurgião geral do HGE, Amauri Clemente, ressalta que o alto número de acidentes impacta negativamente a qualidade da assistência prestada pela Rede Hospitalar Pública.

Além das sequelas físicas e mentais para as vítimas, os acidentes de trânsito geram gastos excessivos para os cofres públicos, recursos que poderiam ser direcionados para o tratamento de outras doenças ou para a melhoria dos serviços de saúde. O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, alerta que a irresponsabilidade no trânsito pode acarretar graves consequências, comprometendo a qualidade de vida dos envolvidos.

Portanto, a campanha da Sesau visa sensibilizar a população para a importância de um trânsito mais seguro e consciente, a fim de preservar vidas e garantir um atendimento de qualidade na Rede Hospitalar Pública. É fundamental que condutores e pedestres ajam de forma responsável no trânsito, evitando acidentes e suas consequências devastadoras.

Sair da versão mobile