A iniciativa anual é da Coordenação Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança de Maceió, que busca mobilizar e informar a população feminina sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno. A campanha também compartilha os benefícios do leite materno, considerado padrão ouro, e orienta sobre a necessidade das redes de apoio, como doar e onde encontrar atendimentos especializados.
Segundo Marglene Oliveira, coordenadora Técnica de Atenção Integral à Saúde da Criança, as ações realizadas contribuíram para esclarecer muitas mulheres sobre a amamentação e despertaram maior sensibilidade para a doação de leite. Segundo ela, o Agosto Dourado proporcionou conscientização sobre a amamentação e a doação de leite materno, sendo um ponto importante para os cuidados das mulheres puérperas que têm dificuldade em amamentar seus filhos.
Durante o encerramento da campanha, ocorreram apresentações culturais do Pastoril Infantojuvenil Menino Deus, da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim. Além disso, foram distribuídos lanches e realizados sorteios de brindes para as crianças que acompanhavam suas mães.
Ações também foram realizadas para orientar as mulheres sobre o manejo e a retirada de leite materno, utilizando acessórios para demonstração. O objetivo era mostrar a importância dos cuidados para evitar complicações na mama, como o acúmulo de leite, que pode ocasionar mastites e abscessos, prejudicando a saúde da mãe e o acesso do alimento para a criança. Além disso, as mulheres puderam contar com a presença de um educador físico, que realizou alongamentos e aquecimentos corporais, conscientizando sobre a necessidade da atividade física e seus benefícios.
Durante o evento, foram intensificados os atendimentos no Saúde da Gente, com disponibilização de ventosaterapia e todos os procedimentos clínicos já realizados pelo programa. Também foram oferecidas orientações sobre o manejo e os benefícios da amamentação.
O encerramento do Agosto Dourado contou com a parceria dos Programas Estratégicos da Saúde do Adolescente, da Mulher, Gerência do 4º Distrito Sanitário e o apoio da Equipe Multidisciplinar da Atenção Básica (e-Mult).