De acordo com as deputadas Ana Paula Lima (PT-SC) e Erika Kokay (PT-DF), o seminário será uma oportunidade para debater aspectos fundamentais como financiamento, gestão, implementação de serviços, formação, pesquisa, acesso, controle social e regulação das práticas de PICS. A intenção é promover o desenvolvimento e ampliação da integração dessas abordagens de cuidado integral dentro do SUS.
As parlamentares ressaltam a importância do reconhecimento e integração das PICS nos sistemas de saúde, destacando que essas práticas não só oferecem alternativas complementares aos tratamentos convencionais, mas também promovem uma abordagem mais humanizada e centrada no paciente. No entanto, é fundamental que essas terapias sejam utilizadas de forma segura e responsável, sempre acompanhadas por profissionais de saúde qualificados e capacitados.
O deputado Padre João (PT-MG) também apoiou a realização do seminário, reconhecendo a relevância do tema. O evento está marcado para as 9 horas, no Auditório Freitas Nobre, localizado no Anexo IV da Câmara dos Deputados.
A iniciativa visa promover o debate e a troca de experiências entre profissionais da saúde, gestores, pesquisadores e a sociedade em geral, fortalecendo o papel das práticas integrativas e complementares no contexto do SUS. Os interessados podem acessar a pauta do seminário através do link disponibilizado no texto e participar desse importante evento que busca promover o bem-estar e a saúde integral da população brasileira.