CAMARA DOS DEPUTADOS – “Relatório da CPI da Câmara dos Deputados sobre possível fraude contábil na Americanas será discutido e votado nesta terça-feira”



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara dos Deputados que investiga possíveis fraudes contábeis na Americanas se reunirá nesta terça-feira (19) para discutir e votar o relatório apresentado pelo deputado Carlos Chiodini (MDB-SC). O relatório foi apresentado no último dia 5, mas não foi analisado devido a um pedido de vista coletivo. O prazo para conclusão dos trabalhos é 26 de setembro.

No parecer, Chiodini sugere a criação de quatro projetos de lei que visam melhorar a governança corporativa e combater a corrupção em empresas privadas, com o intuito de evitar a ocorrência de fraudes. No entanto, o relatório não aponta nenhum responsável pelas possíveis irregularidades na Americanas. Chiodini justifica que os inquéritos policiais ainda estão em andamento e não há elementos suficientes para incriminar alguém. O relator argumenta que seria imprudente fazer acusações sem provas conclusivas.

A reunião da CPI está marcada para as 15 horas, no plenário 7 da Câmara dos Deputados. Nesse encontro, os parlamentares discutirão o relatório apresentado por Chiodini e poderão sugerir alterações ou emendas. Após a discussão, será realizada a votação para que o relatório seja aprovado ou rejeitado pelos membros da comissão.

A CPI da Americanas foi criada com o objetivo de investigar possíveis fraudes contábeis na empresa e apurar se houve irregularidades na divulgação de informações financeiras. Durante as investigações, foram ouvidos diversos depoimentos de empresários, contadores e especialistas em governança corporativa. Além disso, foram analisados documentos e relatórios financeiros da Americanas.

A investigação é de extrema importância para o cenário econômico do país, pois, se comprovadas as fraudes, isso pode abalar a confiança dos investidores e afetar o mercado financeiro. Por isso, é fundamental que a CPI conduza as investigações de forma imparcial e rigorosa, garantindo a transparência e a justiça.

A expectativa agora é que a CPI conclua seus trabalhos dentro do prazo estabelecido e apresente um relatório detalhado sobre as possíveis irregularidades na Americanas. Caberá então ao Ministério Público e às autoridades competentes realizar as investigações criminais e tomar as medidas cabíveis com relação aos responsáveis, se assim for comprovada a existência de fraudes. A sociedade aguarda por respostas e por medidas efetivas que visem evitar a ocorrência de casos semelhantes no futuro.

(Da Redação – RL)

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo