Arnaldo Jardim explicou que se baseou em um projeto do Executivo enviado em 2023, que já previa o aumento do biodiesel no diesel para 20% até 2030. Ele ressaltou que as mudanças propostas pelo relatório podem atrair investimentos significativos para o Brasil, estimando um investimento inicial de US$ 200 bilhões.
O relatório também inclui a criação de um Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação, visando tornar o Combustível Sustentável de Aviação (SAF) gradualmente competitivo. Jardim ressaltou que apesar do SAF inicialmente ter um custo superior ao querosene de aviação, o ganho ambiental e a exigência mundial por alternativas sustentáveis são essenciais.
Além disso, o texto propõe outras inovações no mercado de combustíveis, como a criação de um marco legal para a captura e estocagem de dióxido de carbono, o estímulo ao biometano e biogás na matriz energética brasileira, a regulamentação da produção e distribuição de combustíveis sintéticos, entre outras medidas.
O relatório deve ser analisado em breve pelo Plenário da Câmara dos Deputados e, se aprovado, pode impactar positivamente a indústria de combustíveis do país. Arnaldo Jardim demonstrou confiança nos benefícios a longo prazo das propostas e ressaltou a importância de medidas sustentáveis para o setor de transportes.