CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei quer obrigar ministros a permanecer no país em momentos de crise para garantir gestão eficaz das situações.



Na última terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2025, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) apresentou o Projeto de Lei 3906/24 na Câmara dos Deputados, com o intuito de impedir que ministros do governo permaneçam fora do país durante períodos de calamidade pública, estado de emergência ou em situações de grande relevância que afetem diretamente as áreas sob suas competências.

De acordo com o texto em análise, os ministros que estiverem em viagem oficial ao exterior deverão retornar imediatamente ao Brasil para coordenar a mitigação dos problemas decorrentes dessas situações. Caso não retornem ou não apresentem justificativa plausível, estarão sujeitos às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa, que incluem a perda da função pública em caso de improbidade.

Segundo Melo, o objetivo da proposta é desestimular a negligência por parte das autoridades e garantir que a gestão de crises seja tratada com máxima prioridade nas áreas de competência dos ministros. O projeto segue em tramitação com caráter conclusivo e deverá ser analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público, além da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votado no Plenário.

Para que o projeto se torne lei, será necessário que seja aprovado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado. A proposta visa garantir um governo mais engajado nos momentos de maior desafio e assegurar que as autoridades estejam presentes e atuantes diante de crises e situações de emergência no país.

Com a redação final a cargo da reportagem, a edição foi feita por Natalia Doederlein, para a cobertura deste importante projeto de lei que determina a presença dos ministros em território nacional em momentos críticos para o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo