De acordo com a deputada autora do projeto, apesar da representação paritária e do significativo aporte de recursos, muitos conselhos não estão funcionando de maneira adequada, o que prejudica os destinatários da norma, que devem receber atendimento prioritário e proteção integral. Laura Carneiro lamenta a situação e busca com a proposta melhorar a eficiência e transparência desses órgãos.
A tramitação do projeto seguirá o rito de caráter conclusivo, passando pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A deputada ressalta a importância do debate e da análise cuidadosa da matéria, visando aprimorar o sistema de proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
A reportagem foi realizada por Lara Haje e a edição ficou a cargo de Natalia Doederlein, destacando a relevância e a complexidade do tema abordado no projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados. Esse é mais um passo para fortalecer as políticas públicas em prol da infância e da adolescência no Brasil, buscando sempre a promoção do bem-estar e da segurança das futuras gerações.