CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe redução de IRPJ para empresas que contribuírem com despesas de idosos em asilos

No último dia 20 de fevereiro de 2024, o deputado Zé Neto apresentou o Projeto de Lei 6217/23 na Câmara dos Deputados, que propõe conceder redução do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica para empresas que contribuírem financeiramente com despesas de idosos que residem em asilos ou casas de repouso, segundo informações do jornalista Luiz Gustavo Xavier. O objetivo do projeto é estimular a assistência aos idosos por pessoas jurídicas sediadas no país e incentivar o convívio social, visando minimizar o isolamento dessas pessoas.

De acordo com o texto do projeto, as empresas que aderirem ao programa de incentivo, chamado ‘Fazer o Bem Para a Melhor Idade’, poderão obter a redução do imposto por até cinco anos, desde que contribuam com despesas de idosos com rendimentos mensais inferiores ao limite de isenção do Imposto de Renda Pessoa Física, que atualmente é de dois salários mínimos, equivalente a R$ 2.824,00.

Além disso, as empresas poderão compensar os valores direcionados a até três idosos assistidos, com a compensação limitada a 5% do imposto apurado anualmente. Posteriormente, a Receita Federal emitirá o certificado “Amigo do Idoso” para as empresas participantes, como comprovação da assistência prestada.

Segundo o deputado Zé Neto, “essa lei de incentivo é um importante instrumento para o empresário ser um decisor sobre qual será a contrapartida do imposto que paga”. O projeto também autoriza o poder público a realizar convênios e acordos de cooperação com instituições públicas e privadas para implementar o programa.

Para a tramitação do projeto, está prevista a análise pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta segue em caráter conclusivo e será analisada pelas respectivas comissões.

A iniciativa do deputado Zé Neto tem como objetivo direcionar parte dos tributos recolhidos para projetos de desenvolvimento social e já repercute no cenário político como uma forma de incentivar a adoção de práticas de responsabilidade social por parte das empresas.

Editado por Rodrigo Bittar.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo