CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe novos critérios para concessão de prisão domiciliar por falta de vagas em presídios adequados.

Na manhã de 18 de fevereiro de 2025, foi apresentado um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados que visa estabelecer critérios mais rígidos para a concessão de prisão domiciliar em casos de falta de vagas adequadas nos presídios. De acordo com a proposta, antes de conceder a prisão domiciliar, três medidas deverão ser adotadas: a liberação antecipada de presos próximos ao final de suas penas, a utilização de monitoramento eletrônico e a aplicação de penas alternativas.

O autor do projeto é o deputado Marangoni, representante da União-SP, que afirma que o objetivo é evitar que a impunidade se espalhe devido a lacunas legais. Em seu discurso, Marangoni ressaltou a importância de não enfraquecer as decisões judiciais, especialmente em um momento de crise no sistema prisional. Ele destacou que a violência e o crime afetam constantemente vidas inocentes, e que é inaceitável que a impunidade seja perpetuada por meio de brechas legais.

O PL 4058/24, que propõe alterações no Código Penal, agora seguirá para análise na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado. O projeto tramita em caráter conclusivo, porém, caso haja discordância entre as comissões ou recurso assinado por 52 deputados, a matéria poderá ser apreciada em Plenário.

Dessa forma, a sociedade aguarda ansiosamente pelos próximos passos desse projeto que busca garantir maior eficácia no cumprimento das penas e no combate à impunidade. Acompanharemos de perto as discussões e decisões que serão tomadas em relação a essa importante proposta legislativa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo