A iniciativa, que necessitará passar por diferentes comissões parlamentares, visa alterar a Lei de Informática da ZFM, que estabelece incentivos fiscais para os produtos de tecnologias da informação e comunicação (TICs) fabricados na região. Como contrapartida, as empresas beneficiadas devem destinar parte de seu faturamento para investimentos em pesquisa, incluindo repasses para o FNDCT.
Segundo o deputado autor do projeto, o estado do Amazonas nunca pôde se beneficiar diretamente dos retornos dos investimentos realizados pelas empresas de informática incentivadas na ZFM, estimando que cerca de R$ 100 milhões tenham sido desviados para outras finalidades. Com a proposta, busca-se corrigir essa situação e garantir que os recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento na região sejam efetivamente aplicados.
O PL 2901/24 ainda precisa ser aprovado pelas comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de seguir para votação no Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, no Senado, para que, enfim, se torne lei e comece a surtir efeitos na destinação dos recursos do FNDCT para o desenvolvimento tecnológico e científico da região amazônica.