Segundo Abramo, as exigências do mercado atual tornam as condições de empregabilidade um verdadeiro desafio para os jovens em capacitação ou desempregados. Com as mentorias, os alunos terão a oportunidade de usufruir de conhecimentos compartilhados por profissionais mais experientes, desenvolvendo redes de contatos, habilidades de comunicação e estratégias para a construção de um plano de carreira sólido.
Além disso, o projeto de lei propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e na lei que trata do Sistema Nacional de Emprego (Sine), incluindo ações de mentoria profissional como parte do processo de construção de um plano de carreira sustentável. Atualmente, a lei do Sine prevê que os municípios participantes promovam orientação e qualificação profissional.
Para Abramo, a proximidade e facilidade de acesso dos centros de treinamento e educação profissional são pontos cruciais para as políticas de formação e qualificação profissional. Por isso, o projeto de lei determina que os Sine sejam instalados em regiões de fácil acesso para o público-alvo.
A proposta agora seguirá para análise nas comissões de Educação, Trabalho, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania, em tramitação que poderá ser concluída pelas comissões designadas. A iniciativa conta com a reportagem de Lara Haje e a edição de Natalia Doederlein, buscando gerar impacto positivo na preparação dos futuros profissionais do país.