CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe medidas de proteção para advogados agredidos durante o exercício da profissão, garantindo segurança e integridade.

No dia 26 de janeiro de 2024, o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) apresentou o Projeto de Lei 5109/23, que tem como objetivo garantir medidas de proteção pessoal a advogadas e advogados que sofrerem agressões durante o exercício da profissão. Segundo a proposta, as medidas protetivas de urgência poderão ser concedidas pelo juiz a partir do depoimento do advogado ofendido perante a autoridade policial ou da apresentação de alegações escritas.

As medidas poderão ser concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência, com o intuito de garantir a integridade física dos profissionais. No entanto, o pedido poderá ser negado se a autoridade avaliar que não há riscos à integridade física, psicológica ou moral do ofendido.

De acordo com o deputado Ricardo Ayres, é comum os advogados se encontrarem em situações que podem gerar tensões e conflitos com terceiros, especialmente aqueles envolvidos em processos judiciais. Ele acredita que a concessão de medidas protetivas garantirá a possibilidade de que o advogado agredido continue a exercer sua profissão com segurança, sem o temor constante de novas agressões ou retaliações.

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, bem como pela de Constituição e Justiça e de Cidadania. A reportagem foi realizada por Lara Haje, com edição de Rodrigo Bittar.

A intenção do Projeto de Lei 5109/23 é tratar de um tema relevante e urgente, uma vez que a segurança dos profissionais da advocacia é fundamental para garantir o exercício seguro da profissão. Espera-se que a proposta passe pelas comissões designadas para sua avaliação e que seja aprovada, a fim de oferecer mais proteção e segurança aos advogados que enfrentam situações de tensão e conflito durante o exercício da profissão.

Sair da versão mobile