CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei propõe inclusão de jogos eletrônicos como atividade extracurricular nas escolas para promover habilidades cognitivas e sociais.

Na última terça-feira, dia 19 de fevereiro de 2025, o deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) apresentou o Projeto de Lei 4139/24 que propõe a inclusão de jogos eletrônicos como atividade extracurricular nas escolas da rede pública e privada de ensino básico no Brasil. O objetivo principal é promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, motoras e digitais entre os alunos, buscando oferecer uma abordagem educacional inovadora e mais atrativa para a geração digital.

Segundo o deputado autor da proposta, os jogos eletrônicos não só contribuem para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, mas também auxiliam no bem-estar emocional, proporcionando um espaço de expressão e alívio do estresse. Tavares ressalta que, quando utilizados de forma equilibrada, os jogos eletrônicos estimulam a criatividade, melhoram o estado emocional dos alunos e impactam positivamente sua saúde mental e motivação escolar.

A seleção dos jogos eletrônicos a serem inseridos nas escolas será feita pelas secretarias de Educação, seguindo critérios pedagógicos definidos por faixa etária e relevância educacional. Serão priorizados jogos que incentivem o desenvolvimento de conhecimentos acadêmicos e competências socioemocionais, como resiliência, autocontrole, empatia e comunicação.

As secretarias de Educação terão responsabilidades como capacitar e orientar os educadores para acompanhar os alunos no uso dos jogos, estabelecer parcerias com desenvolvedores e plataformas de jogos e avaliar periodicamente o impacto dos jogos no desenvolvimento e desempenho dos estudantes.

A proposta agora seguirá para análise das comissões de Educação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em um processo que pode ser conclusivo, dispensando a deliberação do Plenário, mas que ainda precisará ser aprovado pelos deputados e senadores para virar lei.

Portanto, a inserção dos jogos eletrônicos como atividade extracurricular nas escolas pode representar uma mudança significativa na forma de aprendizagem dos alunos, trazendo benefícios tanto no aspecto educacional quanto no emocional e social. Espera-se que essa proposta contribua para aprimorar o sistema de ensino do país e preparar os estudantes para os desafios do mundo contemporâneo.

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