CAMARA DOS DEPUTADOS – “Projeto de Lei propõe Desenrola MPEs para renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas”



O deputado Jorge Goetten propôs o Projeto de Lei 4857/23, que estabelece a criação do programa Desenrola MPEs, voltado para a renegociação de débitos de micro e pequenas empresas, nos moldes do Desenrola Brasil, programa do governo Lula voltado para renegociação de dívidas de pessoas físicas. Este novo programa terá como alvo as dívidas financeiras de até R$ 150 mil contraídas junto ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) por microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

Com base neste projeto, os empresários poderão usufruir de descontos nos débitos fornecidos pelos bancos. Para quitar as dívidas, os empresários terão a opção de utilizar recursos próprios ou contratar empréstimos com condições especiais, tais como juros de até 1,4% ao mês e 60 meses para pagar. As instituições financeiras também deverão excluir as dívidas renegociadas dos cadastros de inadimplentes, para que as empresas tenham a oportunidade de restabelecerem sua situação creditícia.

Além disso, o Projeto de Lei prevê que as renegociações e os custos do programa serão suportados pelo Fundo de Garantia de Operações (FGO), a fim de facilitar a adesão das empresas ao Desenrola MPEs, garantindo que os bancos não tenham prejuízo em caso de nova inadimplência do microempreendedor.

O deputado Jorge Goetten ressaltou a importância do projeto, mencionando que muitas empresas que aderiram ao Pronampe estão inadimplentes devido ao dramático cenário econômico vivenciado nos últimos anos. Este cenário tem inviabilizado o crescimento do setor das pequenas empresas, bem como a sobrevivência dos negócios. Segundo pesquisa da Serasa Experian, em agosto de 2023, havia 6,59 milhões de empresas inadimplentes no Brasil, sendo 5,82 milhões delas micro e pequenas empresas.

A proposta, de autoria do deputado, está em tramitação na Câmara dos Deputados e seguirá para análise pelas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania. A intenção é oferecer suporte para que as micro e pequenas empresas possam superar suas dificuldades financeiras e retomar seu crescimento. Este projeto é uma demonstração do comprometimento das autoridades em mitigar os impactos econômicos causados pela crise que afeta diversas empresas no país.

Por Janary Júnior, com edição de Natalia Doederlein.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo