Segundo a proposta, todos os idosos com 60 anos ou mais deverão realizar os exames a cada dois anos, sendo que os grupos de risco terão que fazê-los anualmente. A dosimetria óssea é capaz de identificar a falta de cálcio nos ossos, avaliar a densidade e mineralização óssea, e determinar o risco de fratura para o paciente.
A deputada Fernanda Pessoa ressalta a importância desses exames preventivos, destacando que eles permitem identificar problemas como a osteoporose antes que se tornem críticos. Dessa forma, é possível realizar intervenções precoces, como mudanças no estilo de vida e terapia medicamentosa, contribuindo para a promoção da saúde e o bem-estar dos idosos.
O projeto seguirá para análise nas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Saúde, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso seja aprovado nessas instâncias, deverá passar pela votação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal para se tornar lei.
A iniciativa da deputada Fernanda Pessoa visa garantir o acesso dos idosos a exames preventivos que possam contribuir para a detecção precoce de problemas ósseos e, consequentemente, para a promoção de uma melhor qualidade de vida e independência para essa parcela da população. A proposta agora caminha para os próximos passos legislativos, buscando proporcionar benefícios significativos para a saúde pública.