CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei obriga estabelecimentos a disponibilizarem cardápios impressos aos consumidores em atendimentos presenciais, garante relator da Câmara dos Deputados.



A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que tem como objetivo garantir que os estabelecimentos de alimentação disponibilizem cardápios impressos aos clientes durante os atendimentos presenciais. A proposta foi elaborada pelo deputado Juninho do Pneu e recebeu um substitutivo do relator, deputado Aureo Ribeiro, que unificou os textos e incorporou sugestões para aprimorar a legislação.

Segundo Aureo Ribeiro, a tecnologia deve ser utilizada como um recurso adicional para melhorar a experiência do cliente, e não para dificultar o acesso aos preços e descrições dos produtos. Ele ressaltou que, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), realizada no segundo semestre de 2022, cerca de 21% dos clientes encontraram dificuldades ao usar cardápios por QR Code para fazer pedidos.

O projeto estabelece que os estabelecimentos podem oferecer cardápios digitais, contanto que disponibilizem simultaneamente cardápios impressos. Além disso, os clientes não podem ser obrigados a se cadastrar para acessar as opções de alimentos e bebidas. Para garantir a clareza e legibilidade dos cardápios digitais, os estabelecimentos que optarem por essa modalidade devem disponibilizar equipamentos de fácil manuseio.

A proposta também define que os estabelecimentos que trabalham exclusivamente com autoatendimento ficarão fora das novas regras. Caso haja infrações, as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor serão aplicadas. O autor do projeto original, Juninho do Pneu, destacou que, após a pandemia de Covid-19, a oferta de cardápios digitais se tornou mais comum, mas têm gerado transtornos aos clientes.

O projeto seguirá em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. A proposta busca equilibrar o avanço da tecnologia com a preservação dos direitos e conforto dos consumidores durante suas experiências nos estabelecimentos de alimentação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo