CAMARA DOS DEPUTADOS – Projeto de Lei define regras para pronunciamentos oficiais em rádio e TV, com foco na impessoalidade e moralidade. Oposição critica uso indevido e promoção pessoal.

O deputado Aécio Neves, do PSDB de Minas Gerais, apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3009/24, que busca estabelecer regras para a convocação de cadeias de rádio e televisão para pronunciamentos oficiais. Segundo o texto, as emissoras só poderão ser convocadas pelas autoridades para transmitir informações de interesse público, como questões envolvendo ordem pública, saúde, segurança nacional, desastres e assuntos de relevância nacional.

De acordo com a proposta, somente o presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Supremo Tribunal Federal, além de ministros de Estado previamente autorizados, poderão fazer pronunciamentos em cadeia nacional. O objetivo é garantir a utilização adequada desses espaços midiáticos para informar a população e não para promoção pessoal de autoridades ou partidos políticos.

A justificativa apresentada por Aécio Neves é que muitas vezes as transmissões em cadeia de rádio e televisão têm sido utilizadas de forma inadequada, desvirtuando-se da intenção original de divulgar fatos de interesse público. O parlamentar destaca que em diversas ocasiões o princípio da impessoalidade foi violado, dando espaço para promoção pessoal de autoridades e governos, assim como para discursos políticos contra adversários eleitorais.

Caso as regras propostas sejam descumpridas em anos eleitorais, isso seria considerado abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, podendo acarretar em punições aos responsáveis, incluindo o cancelamento do registro ou diploma, no caso de candidatos. O projeto seguirá para análise das comissões de Comunicação, de Administração e Serviço Público, e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser discutido e votado no Plenário.

Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal. A intenção é garantir a impessoalidade e a moralidade nos pronunciamentos oficiais em cadeias de rádio e televisão, assegurando que o espaço seja utilizado de forma correta e em benefício da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo