CAMARA DOS DEPUTADOS – Presidentes de Parlamentos do G20 defendem soluções conjuntas para fome, desigualdade e crise climática na abertura da P20.



Na última quinta-feira, dia 07 de novembro de 2024, teve início a 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20) no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a presença dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que destacaram a importância da cooperação internacional para enfrentar desafios globais como a fome, a desigualdade e a crise climática.

Arthur Lira, que assumiu o comando do P20 em outubro do ano passado, ressaltou o papel dos parlamentares na promoção da participação feminina nas instâncias de poder e reiterou o compromisso do Legislativo brasileiro com uma agenda verde, focada na transição energética e na regulamentação do mercado de carbono. Por sua vez, Rodrigo Pacheco enfatizou que os problemas globais requerem soluções conjuntas e que é essencial tratar as grandes questões atuais de forma integrada, considerando a interconexão entre temas como alimentação, pobreza, transição energética e mudanças climáticas.

A presidente da União Interparlamentar (UIP), Tulia Ackson, também participou do evento e defendeu a necessidade de ações coordenadas entre os países para lidar com desafios transnacionais, como a fome, a desigualdade e a transição ecológica. Ela alertou para a urgência em buscar o desenvolvimento sustentável, uma vez que metas estabelecidas pelas Nações Unidas para 2030 já estão ameaçadas de não serem alcançadas, devido aos impactos da pandemia de Covid, da crise ambiental e social.

A questão da igualdade de gênero também foi abordada durante a cúpula, com a cobrança de engajamento dos Parlamentos na concretização dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da ONU. Foi sugerido que as próximas presidências do P20 incluam reuniões de mulheres parlamentares como parte da agenda de diplomacia parlamentar, visando uma maior inclusão e representatividade.

Além disso, os presidentes da Câmara e do Senado e a presidente da UIP ressaltaram a importância do monitoramento dos governos pelos Parlamentos, visando promover transparência e garantir um ambiente de paz e estabilidade. A solenidade também contou com a presença da embaixadora Maria Laura da Rocha, secretária-geral das Relações Exteriores.

A cúpula de presidentes dos parlamentos do G20 foi marcada por discursos em prol da cooperação internacional e da busca por soluções conjuntas para desafios globais, sinalizando um compromisso dos líderes políticos em enfrentar questões urgentes e complexas que afetam a sociedade mundial.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo