CAMARA DOS DEPUTADOS – “Presidente da Câmara dos Deputados destaca importância da preservação da memória para fortalecer a democracia em mensagem relativa ao aniversário dos ataques”



No dia 8 de janeiro de 2024, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), destacou a importância de preservar a memória para fortalecer a democracia, em mensagem relativa ao primeiro aniversário dos ataques às sedes dos três Poderes por manifestantes radicais, que não aceitaram o resultado da eleição presidencial.

Lira afirmou que o 8 de janeiro foi um desvio da rota que o Brasil escolheu para enfrentar seus desafios, mas ressaltou que esse desvio foi rechaçado, e é necessário trabalhar para que nunca mais se repita.

Durante sua mensagem, Arthur Lira tratou de destacar a atuação da Câmara dos Deputados ao longo de 2023, com a discussão e aprovação de matérias da mais alta relevância para o futuro do Brasil, como o novo arcabouço fiscal, projetos para o desenvolvimento sustentável e uma histórica reforma tributária, procrastinada há mais de 40 anos.

Essa mensagem integra uma exposição de fotos que será montada pelo Centro Cultural da Câmara no Salão Verde. A exposição intitulada “8 de janeiro” tem como objetivo motivar a reflexão sobre a importância do Parlamento como espaço para o diálogo entre os divergentes e a formação de consensos, em ambiente transparente e onde sempre prevaleça a força da política sobre a política da força.

Lira relembra a noite daquele dia fatídico em que vistoriou as dependências da Casa atingidas pelos vândalos e ressaltou que, apesar do recesso parlamentar, o Plenário da Câmara reuniu-se, já em 9 de janeiro, para dar uma resposta enérgica e serena àqueles que recorreram à violência e ao crime para expressar suas insatisfações políticas.

O presidente da Câmara dos Deputados, ao reiterar os agradecimentos a todos os que defenderam a soberania popular, em especial os agentes da Polícia Legislativa que estiveram na linha de frente no dia 8 de janeiro, reafirmou à sociedade brasileira que o Plenário da Câmara dos Deputados continuará a ser a tribuna livre para todos os debates e de todas as suas vozes, mesmo quando acalorado na refrega entre diferentes visões de mundo, mas sempre altivo na defesa da democracia.

Arthur Lira finalizou sua mensagem reiterando seu compromisso com a defesa da Constituição e da democracia, visando um país mais justo e menos desigual, mais harmônico e mais pacífico, e declarou: “Vamos ultrapassar esses abomináveis episódios sem nunca nos esquecermos deles. Viva a democracia brasileira!”.

A redação do WS parabeniza a atuação da Câmara dos Deputados em prol da democracia e relembra a importância de preservar a memória para fortalecer as bases democráticas de um país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo