De acordo com as informações divulgadas, o prazo para as indicações se encerra no dia 17, e cada deputado em exercício terá o direito de indicar um concorrente por meio de formulário eletrônico disponibilizado pela Comissão de Cultura. A escolha dos vencedores, que receberão um diploma de menção honrosa, será realizada por voto secreto no dia 12 de junho pelo Conselho Deliberativo, composto pela 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário (PT-RS), e pelos integrantes da Comissão de Cultura.
A cerimônia de premiação está agendada para o dia 5 de novembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, e contará com a presença do presidente da Comissão de Cultura, deputado Aliel Machado (PV-PR), e da 2ª secretária. Paulo Gustavo, nascido em 1978, se destacou no cenário artístico brasileiro por suas performances cômicas no teatro, televisão e cinema, tornando-se um dos principais nomes do humor do país.
A morte precoce do artista em 2021 gerou uma comoção nacional e deixou uma lacuna na cultura e no humor brasileiro. Além de seu talento no entretenimento, Paulo Gustavo também foi reconhecido por seu ativismo em prol dos direitos LGBTQIA+, utilizando sua visibilidade para combater a homofobia e promover a aceitação e igualdade. Com a criação do Prêmio Paulo Gustavo, sua memória e legado continuarão sendo honrados e celebrados.