CAMARA DOS DEPUTADOS – Premio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger premia destaques da pesquisa científica em cerimônia na Câmara dos Deputados.

Na tarde desta terça-feira (03), a Câmara dos Deputados realizará a cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger de 2024. O evento está marcado para as 16 horas no Salão Nobre e tem como objetivo destacar e incentivar a capacitação de mulheres cientistas que se destacam em suas áreas de atuação.

Em sua terceira edição, o prêmio é concedido anualmente a três cientistas que se destacam por suas contribuições para a pesquisa em diferentes áreas, como ciências exatas, ciências naturais e ciências humanas. Neste ano, as premiadas serão Ethel Leonor Noia Maciel, Lair Guerra Macedo Rodrigues (in memoriam) e Nara Martini Bigolin.

Ethel Leonor Noia Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, é considerada uma das principais personalidades científicas brasileiras na atualidade. Lair Guerra Macedo Rodrigues, agora falecida, foi uma renomada biomédica e pioneira na luta contra as infecções sexualmente transmissíveis e a Aids no Brasil. Já Nara Martini Bigolin, cientista da computação e filósofa, é conhecida por sua atuação na luta pela igualdade de gênero das meninas em olimpíadas de conhecimento na área de exatas e pela incorporação da Ciência da Computação no currículo de educação básica pública no Brasil.

O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger é conferido pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e consiste na concessão de diploma de menção honrosa às agraciadas. A premiação recebe o nome em homenagem a Amélia Império Hamburger, física, professora, pesquisadora e divulgadora científica brasileira que teve grande destaque em sua área.

A entrega deste prêmio é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho e a dedicação das mulheres cientistas, incentivando a presença feminina em áreas tradicionalmente dominadas por homens e estimulando a busca por igualdade de gênero no campo científico. A cerimônia desta terça-feira promete ser um momento de celebração e reconhecimento da excelência científica feminina no Brasil.

Sair da versão mobile