Além da Prefeitura de Curitiba, outras personalidades e entidades também foram premiadas. Na categoria Personalidades, Preto Zezé, presidente da Central Única de Favelas (Cufa), foi reconhecido por suas ações relacionadas ao esporte, educação, cidadania e arte nas favelas brasileiras. A engenheira civil Fernandha Batista da Silva também foi premiada pela criação de um modelo de gestão de sistema de saneamento para populações carentes em Pernambuco, enquanto a ativista Marli Aparecida Carrara recebeu o prêmio por suas políticas públicas desenvolvidas na Bahia na área de habitação, desenvolvimento urbano, regularização fundiária e autogestão.
Na categoria Entidades, além da Prefeitura de Curitiba, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos foi reconhecida pelo compromisso de modernizar, expandir e implantar sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos. Já o Ecoparque Bairros Integrados foi premiado pela implantação de uma fábrica automatizada de prédios em Cascavel (PR), com capacidade de produção de 2400 unidades habitacionais a cada 180 dias.
O Prêmio Lucio Costa, lançado em 2015 e concedido anualmente pela Câmara dos Deputados, presta homenagem ao renomado arquiteto e urbanista Lucio Costa, conhecido por ser o criador do Plano Piloto de Brasília. Esta edição marcou o nono ano do prêmio, que reconhece e valoriza iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sustentável e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.